PROJETO PIC ATÍPICO

Projeto PIC Atípico conta com uma equipe multidisciplinar e diversas atividades para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos. Acreditamos que cada indivíduo tem um potencial único e, por meio de práticas especializadas, buscamos garantir seu progresso e bem-estar.

Nosso compromisso é construir um espaço de acolhimento, aprendizado e inclusão, onde cada aluno possa evoluir respeitando suas individualidades. Através do apoio às famílias e do incentivo à autonomia, buscamos transformar vidas e contribuir para uma sociedade mais acessível.

TÊNIS PARA TODOS

Com a missão de promover inclusão social e desenvolvimento esportivo, nasce o projeto Tênis para Todos, uma iniciativa que oferece aulas gratuitas de tênis para crianças/adolescentes atendidas pela Instituição, visando proporcionar acesso a um esporte muitas vezes visto como elitizado, ampliando oportunidades e incentivando valores como disciplina, respeito e superação.

O projeto conta com a participação de profissionais qualificados voluntários que ministram as aulas em uma estrutura adaptada, permitindo que os alunos aprendam desde os fundamentos básicos do tênis até técnicas avançadas. Além da prática esportiva, os participantes também recebem orientações sobre trabalho em equipe, dedicação e autoestima, contribuindo para sua formação cidadã.

Além das aulas, o projeto Tênis para Todos tem objetivo de promover torneios internos, palestras motivacionais e eventos com atletas convidados, fortalecendo o engajamento e a inspiração dos alunos. O projeto também busca parcerias para doação de materiais esportivos, como raquetes e bolas, garantindo que mais crianças possam se beneficiar da iniciativa.

Esse projeto atualmente acontece em parceria com a empresa Sportfan e professores voluntários, por isso instituição convida a comunidade, empresas e voluntários a apoiarem essa causa, seja por meio de doações, patrocínios ou participando ativamente das atividades. Para mais informações sobre como contribuir, entre em contato conosco.

PROJETO CONTRA TURNO ESCOLAR

O Projeto PIC tem como principal objetivo proporcionar novas perspectivas de vida as crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. O atendimento acontece no contra turno escolar, com crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 14 anos, promovendo complementação escolar preferencialmente a estudantes da rede pública. Funcionamos em parceria AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil onde utilizamos o espaço, Secretaria de Educação do Município de São José do Rio Preto, doações e trabalho voluntário de pessoais físicas e jurídicas.

Atualmente, atendemos cerca de 120 crianças/adolescentes contemplando mais de 15 (vinte) bairros de São José do Rio Preto-SP, na maioria bairros populosos, que enfrentam sérios problemas, assim refletindo nas crianças e adolescentes, no qual podemos destacar: o uso de drogas, conflitos familiares, violência, entre outros.

O Projeto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, horário este que compreende e permite tranquilidade a rotina de trabalho dos pais e responsáveis. Oferecemos aos atendidos do período matutino café da manhã e almoço e do vespertino almoço e café da tarde, tudo com acompanhamento do nutricionista.

Temos como objetivo executar ações educativas no contra turno escolar de crianças e adolescentes, preferencialmente de escolas públicas da rede municipal, visando ampliar seu desenvolvimento, buscando garantir um ambiente acolhedor e prepará-los para o exercício da cidadania, objetivando a garantia dos direitos previsto no ECA – Estatuto da Criança e Adolescentes. Essas ações são baseadas em atividades pedagógicas, lúdicas, culturais, esportivas, musicais e de reflexão para complementar as ações escolares, buscando garantir uma qualidade melhor no desenvolvimento da aprendizagem e na interação entre escola, família e comunidade.

PROJETO BIBLIOTECA COMUNITARIA

O Projeto “Biblioteca Comunitária”, tem o intuito de incentivar a leitura nas crianças, adolescentes e famílias da comunidade.


O objetivo da Biblioteca é ser um espaço para estudos, pesquisas, atividades culturais e educacionais, ampliando o conhecimento de todos.


Para realização do projeto temos como responsáveis oito alunos sendo quatro do período da manhã e quatro no período da tarde e um funcionário supervisor que vai fazer a orientação destes alunos que farão todo suporte nos registros controlando entrada e retirada de livros, além de realizar todo processo de apresentação e manutenção do espaço. Para que assim adquirem responsabilidades e colabore também para o crescimento individual e conjunto para com todos.


Os registros de entrada e saída serão realizados de forma manual e direta com o leitor (a), informando a data da retirada e a devolução, podendo estar renovando.


Os dias para retirada de livros é de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.

ESCOLA DE FUTSAL DO PIC

O esporte tem o poder de transformar vidas, e é com esse propósito que o Projeto PIC tem a Escola de Futsal do PIC, uma iniciativa que oferece aulas e participação em campeonatos com estrutura de qualidade, de forma totalmente gratuita para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. O projeto acontece em parceria com a Secretaria de Assistência Social de São José do Rio Preto, trabalho voluntário e doações de pessoas físicas e jurídicas.

O projeto busca proporcionar não apenas o desenvolvimento esportivo dos participantes, mas também incentivar valores como disciplina, trabalho em equipe, respeito e superação. Com treinadores capacitados e um ambiente acolhedor, a Escola de Futsal se torna uma oportunidade única para aqueles que sonham em crescer dentro do esporte ou simplesmente desejam uma atividade saudável e educativa.

Além dos treinos regulares, os alunos terão a chance de participar de campeonatos e eventos esportivos, ampliando suas experiências e promovendo a inclusão social através do futsal. Queremos dar aos nossos jovens a estrutura e as oportunidades que muitas vezes lhes são negadas. Aqui, eles podem sonhar e trabalhar para alcançar grandes conquistas, dentro e fora das quadras”.

A iniciativa está aberta para novos participantes e também busca apoio da comunidade e empresas que desejam contribuir para a continuidade do projeto. Para inscrições e mais informações sobre como apoiar a Escola de Futsal, entre em contato conosco.

ACADEMIA DE DANÇA PROJETO PIC

A dança é uma poderosa ferramenta de transformação social, e é com esse propósito que o Projeto PIC em parceria com a Secretaria de Assistência Social de São José do Rio Preto, trabalho voluntário e doações de pessoas físicas e jurídicas, apresenta sua Academia de Dança, um espaço dedicado à formação artística e ao desenvolvimento pessoal de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Com aulas gratuitas e infraestrutura exemplar, o projeto oferece uma oportunidade única para aqueles que desejam aprender e se aprimorar na dança.

Atualmente, a academia oferece aulas de ballet e jazz, ministradas por profissionais qualificados, garantindo qualidade no ensino e uma experiência enriquecedora para os alunos. Além das aulas regulares, a iniciativa tem como objetivo incentivar a participação dos atendidos em eventos e competições de dança, promovendo o reconhecimento e a valorização do talento de cada participante.

A Academia de Dança não apenas ensina técnica e movimento, mas também fortalece valores como disciplina, autoestima, trabalho em equipe e superação. Queremos proporcionar um espaço onde os alunos possam sonhar alto e alcançar grandes conquistas, dentro e fora dos palcos. A dança é um meio de expressão e empoderamento que pode transformar vidas.

A iniciativa está aberta para novos participantes e também busca apoio da comunidade e de empresas interessadas em contribuir para a continuidade do projeto. Para inscrições e mais informações sobre como apoiar a Academia de Dança, entre em contato conosco.

JUNTOS FAREMOS MAIS CONTRA A FOME

Projeto “JUNTOS FAREMOS MAIS CONTRA A FOME” uma inciativa que vai muito além da entrega de alimentos e roupas, temos o como principal objetivo oferecer orientações, rodas de conversa, palestras e pequenos cursos voltados ao mercado de trabalho, com isso oferecemos a oportunidade que logo a família não precisa mais desse tipo de auxílio.

Os encontros acontecem todos primeiros sábados do mês, a partir das 9h onde iniciamos com um café da manhã e direcionamos as famílias para os cursos, orientações, palestras etc, finalizamos com o mercadinho onde a família pega alimentos e produto de higiene pessoal conforme sua necessidade e também roupas para o varal do bem. Este projeto acontece totalmente de forma voluntária e por meio de doações.

Atualmente temos vinte e uma famílias cadastradas e uma lista de espera considerável, a prioridade inicialmente são as famílias que tem filhos atendidos pela instituição e o número de atendidos pode aumentar conforme o aumento da quantidade alimentos.

Assim temos o prazer de convida-lo para conhecer esse maravilhoso projeto e se tornar um voluntário.

JORNAL DO PIC


APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Temos como objetivo um grupo de trabalho formado por alunos, colaboradores, voluntários e parceiros da nossa Instituição que estará encarregado pelo desenvolvimento do “Jornal do Projeto PIC”. Vestindo a pele de verdadeiros jornalistas, alunos atendidos por iniciativa própria, ou a convite dos seus professores, irão formar uma equipe de jornalistas que levará informação e conteúdo representativo ao projeto e à comunidade.

De início, o jornal será distribuído trimestralmente (1ª edição: jan, fev, mar | 2ª edição: abr, mai, jun | 3ª edição jul, ago, set | 4ª edição out, nov, dez), de forma digital e impressa para os familiares atendidos, comunidade e parceiros do projeto, levando informações do nosso trabalho, temas de conscientização, datas comemorativas e entretenimento.

O Jornal do Projeto PIC constitui, desta forma, um veículo privilegiado de comunicação com a comunidade educativa, que permite transmitir para o interior e o exterior do Projeto o que nele melhor se faz, determinando a dinâmica e a essência da sua identidade e solidificando o seu espírito.

Pretende constituir uma ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, disponibilizando um espaço para a expressão de todos, por meio das suas seções diferenciadas, sendo que o nosso objetivo não é o de imitar os jornais comerciais, à venda nas bancas; os assuntos tratados não são tão diversificados, os textos não possuem a mesma abordagem, não estão tão bem escritos, nem mesmo possui a mesma qualidade de impressão. Pretende-se que seja uma produção original, que abra um novo caminho de conhecimento para as crianças e adolescentes do nosso Projeto, e que esta prática pedagógica consista numa experiência de vida significativa para os discentes, com base numa atividade de interação social mediada pelo jornal.

Por fim, pretende-se que o “Jornal do Projeto PIC” seja um verdadeiro jornal escolar, feito pelos alunos, educadores e voluntários.

DESENVOLVIMENTO

A equipe do Projeto “Jornal do Projeto PIC” será formada por dois profissionais da Instituição, que serão responsáveis pela execução do projeto, e oito alunos que serão selecionados pelos profissionais, tendo como critério para seleção o perfil para o projeto e o interesse na participação. Das funções ocupadas pelos alunos, teremos: dois repórteres, dois editores, dois operadores de câmera e dois produtores, sempre contando com a participação efetiva de voluntários e parceiros.

Os alunos terão participação efetiva em todas as ações da Instituição para documentar e criar a matéria, para isso teremos autorização dos responsáveis para que os alunos possam acompanhar os responsáveis em reuniões, ações e eventos do projeto.

APOIADORES DO PROJETO

Empresa/pessoa física pode ser um parceiro deste projeto, contribuindo com R$ 50,00 (cinquenta reais) trimestralmente, sendo de suma importância para auxiliar nos custos de impressão dos exemplares. Assim, disponibilizaremos um espaço para logo/nome do parceiro, além da empresa ter a característica de responsabilidade social, estará contribuindo para o desenvolvimento desses alunos.